Formato

 

  Documentários  Formato  Episódios  Equipa  Parceiros  Apoios


 

 

Formato

O formato dos documentários tem como base o tradicional estilo BBC, distinguindo-se, no entanto, pelo grafismo animado de elevado poder informativo. As imagens do Universo contam-se entre as mais apelativas do mundo natural e garantem a componente do "maravilhoso". Além das imagens do Universo profundo obtidas com poderosos telescópios, incluem-se imagens reais do céu nocturno sem telescópio. O grafismo animado assegura uma explicação eficaz e clara dos fenómenos e processos físicos, com o especial cuidado de não se tornar infantil tendo em conta o público alvo, nem demasiado técnica. Cada episódio tem a duração de 30 minutos.

A narração dos documentários é efectuada em voz-off e alterna com declarações de astrónomos profissionais filmadas em locais de relevância astronómica e/ou cultural. Os astrónomos seleccionados são os que realizam investigação nos temas focados e que contribuem para o desenvolvimento dos guiões.

 

Dimensão cultural: divulgar Portugal

Sabia que se pode explicar a iluminação de uma nebulosa usando uma gruta? E as salinas marinhas para mostrar as marés? Em cada episódio dos documentários são usadas diversas imagens das paisagens naturais portuguesas e locais de reconhecido valor cultural que estão, de alguma maneira, ligados a cada episódio. Esta componente enriquece os documentários visualmente, e adiciona ao programa uma dimensão cultural e de divulgação das magníficas paisagens portuguesas.