Episódios

 

  Documentários  Formato  Episódios  Equipa  Parceiros  Apoios


 

No total, a série de documentários cobre todas as áreas da Astronomia. Cada um dos 10 episódios aborda um tema específico ao longo de 30 minutos.

 

Astronomia de Bolso

Muitos dos fenómenos do dia-a-dia são explicados pela visão da Terra no contexto do Sistema Solar. A definição da duração dos dias e dos anos, incluindo os anos bissextos, a justificação das fases da Lua, dos anos bissextos, e dos pontos cardeais são apenas alguns dos exemplos do modo como a Astronomia explica o nosso quotidiano.

 

O Sistema Solar Desconhecido

A Terra faz parte de um sistema composto por vários elementos, incluindo o Sol e outros 7 planetas principais. Este episódio percorre o Sistema Solar dando ênfase aos seus elementos menos conhecidos, alguns dos quais são alvos de investigação de ponta que procura dar resposta às questões sobre as nossas próprias origens.

 

A Vida na Terra

A vida na Terra surgiu como uma sequência de acontecimentos, cada um relativamente improvável. Entre as condições que permitem a existência de vida no nosso planeta, a maioria é de origem astronómica. A nossa localização no Sistema Solar e na Galáxia, a existência da Lua e as suas características, e a interacção da Terra com cometas e outros corpos menores do Sistema Solar primordial foram determinantes para o aparecimento e manutenção da vida como a conhecemos.

 

Planetas Extra-Solares

Outrora apenas uma hipótese provável, hoje em dia conhecem-se várias centenas de outros planetas para além do Sistema Solar. As descobertas sucedem-se a um ritmo vertiginoso, pondo em causa as nossas concepções prévias da população típica de planetas no Universo, da representatividade do Sistema Solar em relação aos outros sistemas planetários, e da possibilidade de existência de vida extra-terrestre. Este episódio aborda as recentes descobertas no campo dos planetas fora do Sistema Solar.

 

A Formação de Estrelas

As estrelas que observamos hoje no céu não estão lá desde o início do Universo. As galáxias formam-nas continuamente a partir de gigantes nuvens de gás e poeiras. Este episódio guia o espectador através da sequência de eventos que conduz à formação das estrelas nessas enormes maternidades. É nessa altura que se observam dos fenómenos mais bonitos do Universo e que se pode estimar o potencial do desenvolvimento de planetas.

 

A Vida das Estrelas

Após a formação, as estrelas duram mais ou menos tempo consoante a sua massa inicial. A sua vida estável durante esse período de tempo depende do combustível que possuem e de um delicado equilíbrio interno. Este episódio ilustra a composição e estrutura dos diferentes tipos de estrelas e os métodos usados pelos astrónomos para estudar essas propriedades internas apesar da distância que os separa dos objectos de estudo.

 

A Morte das Estrelas

Esgotado o seu combustível, as estrelas morrem de modo espectacular, deixando para trás uma riqueza visual e de elementos químicos inigualável. As supernovas, as nebulosas planetárias, os buracos negros, as estrelas de neutrões, os pulsares e as anãs brancas são apenas alguns exemplos do que resulta da morte de uma estrela. Neste episódio exploramos as últimas fases da vida das estrelas, e o papel das suas mortes no fabrico de elementos indispensáveis à vida como a conhecemos, num ciclo completo de reciclagem cósmica.

 

Viagem pela Via Láctea

A Via Láctea é a galáxia espiral onde o Sol co-habita com outros 200,000 milhões de estrelas. A sua estrutura e populações estelares contam a história de uma galáxia espiral típica, que é apresentada neste episódio.

 

Um Zoo de Galáxias

O Universo é constituído por incontáveis galáxias para além da Via Láctea. As suas morfologias, conteúdos estelares, e o modo como se agrupam em aglomerados de vários elementos compõem o esqueleto da matéria observável do Universo. Entre a actividade interna de cada Galáxia, desde os buracos negros super-massivos até à formação explosiva de novas populações estelares, e as danças entre galáxias que se fundem, este episódio apresenta o zoo de galáxias que povoam o nosso Universo.

 

Os Confins do Universo

A cosmologia é a disciplina que estuda as propriedades fundamentais do Universo. Desde a sua origem e os seus primeiros instantes, passando pela sua forma e o modo como se expande, até à origem e composição da matéria escura, este episódio percorre o Universo a larga escala desde o Big Bang até às missões espaciais previstas para o futuro próximo.