Concurso para Professor na Universidade de São Paulo - Brasil

Fóruns: 

 

Concurso para Professor na Universidade de São Paulo - Brasil


Edital ATAc-IAG/001/2013

ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO CONCURSO PÚBLICO DE TÍTULOS E PROVAS VISANDO O PROVIMENTO DE UM CARGO DE PROFESSOR DOUTOR NO DEPARTAMENTO DE ASTRONOMIA DO INSTITUTO DE ASTRONOMIA, GEOFÍSICA E CIÊNCIAS ATMOSFÉRICAS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO.

 

 

O Diretor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo torna público a todos os interessados que, de acordo com o decidido pela Congregação em sessão ordinária realizada em 07/12/2012, estarão abertas, pelo prazo de 60 (sessenta) dias, no período de 14/01/2013 a 14/03/2013, de segunda a sexta-feira, exceto feriados e pontos facultativos, das 09h00 às 12h00 e das 14h00 às 16h00, as inscrições ao concurso público de títulos e provas para provimento de 1 (um) cargo de Professor Doutor, cargo e claro de nº 1230549, em RDIDP (Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa), referência MS-3.1, no Departamento de Astronomia, com o salário de R$ 8.715,12 (oito mil, setecentos e quinze reais e doze centavos), na área de conhecimento “Astronomia”, com base na disciplina “AGA0215 – Fundamentos de Astronomia”, nos termos do art. 125, parágrafo 1º, do Regimento Geral da USP, e o respectivo programa que segue.


O concurso será regido pelo disposto no Estatuto e no Regimento Geral da Universidade de São Paulo e no Regimento do IAG/USP.

 

1. As inscrições serão efetuadas na Assistência Técnica Acadêmica, localizada na Rua do Matão, 1226, sala 304, Cidade Universitária, devendo o candidato apresentar requerimento dirigido ao Diretor do Instituto contendo o número do edital e os dados pessoais (endereço completo, telefones para contato e endereço eletrônico) e deverá estar acompanhado dos seguintes documentos:

I) memorial circunstanciado, em dez cópias, no qual sejam comprovados os trabalhos publicados, as atividades realizadas pertinentes ao concurso e as demais informações que permitam avaliação de seus méritos (a documentação comprobatória referente às informações contidas no memorial deverá ser entregue em uma única via, no ato da inscrição). Por memorial circunstanciado entende-se a apresentação de análise reflexiva sobre a formação acadêmica, as experiências pessoais de estudo, trabalhos, pesquisas, publicações e outras informações pertinentes à vida acadêmica e profissional, indicando motivações e significados. O memorial deve conter, também, o plano de pesquisa que o candidato pretende desenvolver no Departamento de Astronomia, dentre as linhas de pesquisa existentes no Departamento de Astronomia;

II) prova de que é portador do título de Doutor outorgado pela USP, por ela reconhecido ou de validade nacional (original e cópia);

III) prova de quitação com o serviço militar, para candidatos do sexo masculino (original e cópia);

IV) título de eleitor (original e cópia) e comprovante de votação da última eleição (todos os turnos), prova de pagamento da respectiva multa ou a devida justificativa (original e cópia);

V) documento de Identidade, no caso de candidato estrangeiro, RNE ou passaporte (original e cópia).

Parágrafo 1º - Os docentes em exercício na USP serão dispensados das exigências referidas nos incisos III e IV acima, desde que as tenham cumprido por ocasião de seu contrato inicial.

Parágrafo 2º - Os candidatos estrangeiros serão dispensados das exigências referidas nos incisos III e IV acima.

Parágrafo 3º - No ato da inscrição, o candidato deverá manifestar, por escrito, a intenção de realizar as provas na língua inglesa, nos termos do parágrafo 8º do artigo 135 do Regimento Geral.

 

2. As inscrições serão julgadas pela Congregação, em seu aspecto formal, publicando-se a decisão em edital.
Parágrafo único - O concurso deverá realizar-se após a aceitação da inscrição, no prazo de trinta a cento e vinte dias.


3. O concurso será realizado segundo critérios objetivos, em duas fases, por meio de atribuição de notas, cujas provas constarão de:

Primeira fase:
I) prova escrita (peso 2)

Segunda fase:
II) julgamento do memorial com prova pública de arguição (peso 5) e III) prova didática (peso 3)

 

Parágrafo 1º - O candidato que obtiver na prova escrita nota menor do que 7,0 (sete) da maioria dos membros da Comissão Julgadora, será eliminado do concurso.

Parágrafo 2º - A Comissão Julgadora apresentará, em sessão pública, as notas atribuídas aos candidatos na prova escrita eliminatória.

 

4. A prova escrita, que versará sobre assunto de ordem geral e doutrinária, será realizada de acordo com o disposto no art. 139 e seu parágrafo único do Regimento Geral da USP.

I) a comissão julgadora organizará uma lista de dez pontos, com base no programa do concurso e dela dará conhecimento aos candidatos vinte e quatro horas antes do sorteio do ponto;

II) sorteado o ponto, inicia-se o prazo improrrogável de cinco horas de duração da prova;

III) durante sessenta minutos, após o sorteio, será permitida a consulta a livros, periódicos e outros documentos bibliográficos;

IV) as anotações efetuadas durante o período de consulta poderão ser utilizadas no decorrer da prova, devendo ser feitas em papel rubricado pela comissão e anexadas ao texto final;

V) a prova, que será lida em sessão pública pelo candidato, deverá ser reproduzida em cópias que serão entregues aos membros da comissão julgadora ao se abrir à sessão;

VI) cada prova será avaliada pelos membros da comissão julgadora, individualmente.

Parágrafo único - O candidato poderá propor substituição de pontos, imediatamente após tomar conhecimento de seus enunciados, se entender que não pertencem ao programa do concurso, cabendo à comissão julgadora decidir, de plano, sobre a procedência da alegação.
 

5. O julgamento do memorial, expresso mediante nota global, incluindo argüição e avaliação, deverá refletir o mérito do candidato.

Parágrafo único - No julgamento do memorial, a comissão apreciará:

I) produção científica, literária, filosófica ou artística;
II) atividade didática universitária;
III) atividades relacionadas à prestação de serviços à comunidade;
IV) atividades profissionais;
V) diplomas e outras dignidades universitárias.

 

6. A prova didática será pública, com duração mínima de quarenta e máxima de sessenta minutos, e versará sobre o programa da disciplina acima mencionada, nos termos do art. 137 do Regimento Geral da USP.

I) a comissão julgadora, com base no programa do concurso, organizará uma lista de dez pontos, da qual os candidatos tomarão conhecimento imediatamente antes do sorteio do ponto;
II) a realização da prova far-se-á vinte e quatro horas após o sorteio do ponto;
III) o candidato poderá utilizar o material didático que julgar necessário;

Parágrafo único - O candidato poderá propor a substituição de pontos, imediatamente após tomar conhecimento de seus enunciados, se entender que não pertencem ao programa do concurso, cabendo à comissão julgadora decidir,
de plano, sobre a procedência da alegação.

 

7. O programa do concurso é o seguinte:
AGA0215 – FUNDAMENTOS DE ASTRONOMIA. Programa:

(1) Mecânica do Sistema Solar: Observando o céu. Órbitas e gravidade.
(2) Estrutura e Formação do Sistema Solar: Planetas. Corpos menores e Transnetunianos. Formação do Sistema Solar. Exoplanetas.
(3) A Terra & a Lua: Rotação da Terra. Estações. Fases da Lua. Marés. Eclipses.
(4) Radiação: Natureza da Luz. Radiação eletromagnética. 

(5) Espectros. Estrutura do Átomo. Formação de linhas espectrais. Efeito Doppler.

(6) Telescópios e detectores: Telescópios. Detectores ópticos e instrumentos. Infravermelho. Rádio-telescópios. Astronomia espacial.
(7) O Sol: Atmosfera. Atividade. Ciclo solar. Interior solar. Produção de Energia.
(8) Estrelas: Brilho.Cor. Classificação Espectral. Diagrama HR. Estrelas Binárias.
(9) Distâncias: Paralaxe. Escalas de distâncias. Estrelas Variáveis.
(10) Evolução Estelar: Evolução após a Seqüência Principal. Gigantes Vermelhas. Nebulosas Planetárias.
(11) Objetos Compactos: Fim de vida das estrelas de alta massa. Estrelas de nêutrons. Pulsares. Buracos Negros.
(12) Nossa Galáxia: Meio Interestelar: Componentes. Formação de estrelas. A Via Láctea: Estrutura. Curva de Rotação. Massa da Galáxia. Formação da galáxia.
(13) Galáxias Normais e Ativas: Tipos de galáxias. Propriedades das galáxias. Galáxias ativas. Lentes gravitacionais.
(14) Estrutura do Universo: Distribuição de galáxias no espaço. Evolução de galáxias. Matéria escura.
(15) Cosmologia: Idade do Universo. Modelos do Universo. Big Bang. Universo inflacionário.

 

8. As provas referidas no item 3 deverão ser realizadas em português ou inglês.

 

9. As notas das provas poderão variar de zero a dez, com aproximação até a primeira casa decimal. Ao término das provas, cada candidato terá de cada examinador uma nota final, que será a média ponderada das notas por ele conferidas.

 

10. A classificação dos candidatos será feita por examinador, segundo as notas por ele conferidas.

 

11. Serão considerados habilitados os candidatos que alcançarem, da maioria dos examinadores, nota final mínima sete.

 

12. Será proposto para nomeação o candidato que obtiver maior número de indicações da comissão julgadora. Se houver empate de indicações, caberá à Congregação o desempate.

Parágrafo único: Caso um candidato que tenha realizado as provas em inglês seja indicado para nomeação, é expectativa do IAG/USP que ele se torne fluente em português em até dois anos.

 

13. O concurso terá validade imediata, exaurindo-se com a nomeação do candidato indicado.

 

14. O ingresso do candidato indicado no RDIDP é condicionado à aprovação da CERT (Comissão Especial de Regimes de Trabalho), na forma da Resolução 3533/89 e demais disposições regimentais aplicáveis.


15. São exigências para o desempenho da função: não ter sido demitido ou exonerado do serviço público em consequência de processo administrativo (por justa causa ou a bem do serviço público) e não ocupar emprego ou função pública, ressalvados os acumuláveis previstos no art. 37, inciso XVI, da Constituição Federal e no Decreto Estadual nº 41.915/1997.

 

16. Para contratação, deverá o candidato ser considerado apto em exame médico pré-admissional realizado pelo Departamento Médico do Serviço Civil do Estado.

Parágrafo único: Ao candidato estrangeiro, aprovado no concurso e indicado para o preenchimento do cargo e claro, será permitida a posse apenas se apresentar visto temporário ou permanente que faculte o exercício de atividade remunerada no Brasil.

 

Maiores informações, bem como as normas pertinentes ao concurso, encontram-se à disposição dos interessados na Assistência Técnica Acadêmica do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo, no endereço acima indicado.

Informações sobre as linhas de pesquisa desenvolvidas no Departamento de Astronomia estão disponíveis na Internet, no seguinte endereço eletrônico:
http://www.iag.usp.br/astronomia.

---------------------
Este edital foi publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo, de 11/1/2013, PE, Seção I, p. 116