7ª Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica

 

7ª Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica

 

De 27 de julho a 5 de agosto de 2013, realiza-se a 7ª Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica na cidade de Vólos, na Grécia. Presentes estarão 266 alunos de 35 países.

 

Portugal participará pela terceira vez nestas Olimpíadas Internacionais e estará representado por três alunos do ensino secundário, vencedores das Olimpíadas Nacionais de Astronomia 2013:

 

 

Filipe Matos - Escola Secundária Vergílio Ferreira (Lisboa)

Guilherme Machado - Escola Secundária Alves Martins (Viseu)

Luís Rita - Escola Secundária Eça de Queirós (Lisboa)

 

Da esquerda para a direita: Manuel Silva, Jorge Grave, Filipe Matos, Guilherme Machado e Luís Rita

 

De 19 a 24 de julho os alunos participaram num treino de preparação para a provas internacionais. O treino foi leccionado pelos investigadores e associados da SPA Manuel Silva (FCUL) e Jorge Grave (CAUP e ULP) na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias que gentimente cederam as suas instalações para esta atividade. Do treino fez também parte uma tarde no Planetário Calouste Gulbenkian (Centro Ciência Viva) onde os alunos puderam observar e estudar o céu noturno em Volos e assim preparar a prova observacional. 

                  Apresentação da equipa Portuguesa na Cerimónia de Aberturas da 7ª edição das IOAA

Da esquerda para a direita: Carla Sofia Carvalho (CAAUL/OAL) - líder da equipa Portuguesa, Filipe Matos, Luís Rita, o acompanhante local da equipa portuguesa e Guilherme Machado

 

As Olimpíadas Internacionais de Astronomia e Astrofísica realizam-se desde 2007.

 


 

Apoios:

       

      

       

 

     

 

Apoio Institucional: