A missão Gaia cria o mapa mais detalhado da nossa galáxia

Fóruns: 

A missão Gaia cria o mapa mais detalhado da nossa galáxia

 

Legenda: O novo mapa de 1700 milhões de estrelas medidas pelo satélite Gaia foi produzido pela equipa Portuguesa que participa nesta missão

 
A Agência Espacial Europeia (ESA) fez no passado dia 25 de Abril a segunda entrega de dados da missão Gaia,
Produzindo o mais rico catálogo de estrelas criado até hoje. Com medições de distâncias e velocidades com alta exactidão de aproximadamente 1700 milhões de estrelas, revela detalhes inéditos da nossa Galaxia: a Via Láctea.
Esta nova entrega de dados representa um salto quantitativo e qualitativo que a comunidade científica mundial considera que representará uma transformação em quase todas as áreas da astrofísica.

Gaia é também especial para o nosso país, tendo sido a primeira participação de uma equipa nacional numa missão científica da ESA. A equipa portuguesa que faz parte do DPAC (Data Processing and Analysis Consortium) do Gaia tem trabalhado no desenvolvimento de sistemas que permitam a visualizar e tornar inteligíveis, de uma forma global, os dados dos milhares de milhões de estrelas que compõem esta  entrega de dados. É da autoria desta equipa o mapa da Via Láctea disponibilizado pela ESA e que se tornou a imagem icónica da missão Gaia.
 
 
 
 
Legenda: Grupo que desenvolveu os serviços de exploração visual de dados da missão Gaia.
Da a esquerda para a direita: André Moitinho de Almeida (FCUL/CENTRA & Fork Research), Carlos Barata (FCUL/CENTRA), Márcia Barros (FCUL/CENTRA), André Silva (FCUL/CENTRA), Hélder Savietto (Fork Research).
 
 
Para saber mais:
 
 
Sistema de exporação visual interativa que permite analisar os dados dos objetos observadas pelo Gaia, e desenvolvido pela equipa portuguesa: http://gea.esac.esa.int/archive/visualization/