22º Encontro Nacional de Astronomia e Astrofísica

 

XXII Encontro Nacional de Astronomia e Astrofísica (ENAA)

Da 22ª Edição do Encontro Nacional de Astronomia e Astrofísica (ENAA), que acontecerá entre 23 e 25 de Setembro no Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP), farão parte eventos para o público em geral.


Estes eventos terão lugar na tarde do dia 23 de Setembro (Domingo). A entrada será livre e gratuita.

PROGRAMA


16:30 -- Palestra -- O Sol tranquilo? | Alexandre Aibéo (CAUP & ESTGV)

“Não olhar directamente para o Sol!” Foi exactamente esse risco que revolucionou a forma como “olhamos” para o Sol. Outros olhos, outras formas de ver. O interior de Sol, a sua rotação, as manchas solares e as auroras boreais. Numa altura em que imagens extraodinariamente detalhadas nos mostram a intensa actividade do Sol, torna-se importante compreender o comportamento do ciclo solar. Uma viagem ao sabor do vento solar em que nem sempre o Sol é o que parece.


17:30 -- Observação do Sol e sessão de Planetário


18:30 -- Palestra -- Caçadores de Luz e Trevas: Em busca das primeiras galáxias do Universo | José Afonso (CAAUL)

Após milhares de anos de interrogações e desafios sobre o Cosmos, encontramo-nos hoje no limiar de uma revolução do conhecimento. Munido de novos e poderosos telescópios, o Homem prepara-se hoje para, pela primeira vez, observar o nascimento da primeira luz do Universo e, espera-se, compreender como se deu a formação das primeiras estruturas, entre as quais estrelas e galáxias. No muito - que é certamente pouco - conhecimento que possuímos sobre o Universo primordial, pensamos que, após o Big Bang, uma escuridão fundamental se terá instalado. Contudo, hoje o Universo é rico em luz, sendo as estrelas uma das suas origens. Como se deu a transição daquela "Idade das Trevas" para esta "Idade da Luz"? Quais foram os primeiros faróis do grande oceano cósmico? Utilizando uma nova geração de telescópios e instrumentação astronómica, com capacidades nunca antes possuídas, pensamos estar à beira revelar uma das fases mais fundamentais na História do Cosmos. Nesta conferência apresentarei a forma como esta busca incessante da Astronomia pelas Trevas e pela Luz se está a aproximar da revelação que marcará uma época, discutindo o que se espera alcançar, e como, durante os anos mais próximos.

 

Mais informações aqui.


 

Organização:

    

Apoios: