Mestrado (2º Ciclo)

 

FCUP - Faculdade de Ciências da Universidade do Porto

Mestrado em Astronomia

PROPINA INTEGRAL 2013/2014 - 999,00 EUR
PROPINA PARCIAL 2013/2014 - 630,50 EUR
NUMERUS CLAUSUS 2013/2014 - 15

DESCRIÇÃO:

O Mestrado em Astronomia está vocacionado para a formação avançada de futuros investigadores em astronomia/astrofísica e destina-se a licenciados em astronomia, física, matemática e áreas afins que pretendam iniciar uma carreira de investigação nesta área. O plano de estudos é composto por um primeiro ano curricular, sendo o segundo ano preenchido com um trabalho de investigação conducente a uma dissertação ou com um estágio numa instituição de investigação em astronomia/astrofísica.

A co-orientação da dissertação entre especialistas de renome pertencentes a instituições europeias de investigação em astronomia/astrofísica e docentes e investigadores da Universidade do Porto é incentivada. Desta forma é possível desenvolver logo numa fase inicial de preparação de futuros investigadores em Astronomia o espírito de mobilidade e de colaboração internacional essencial à moderna astronomia, e que faz parte do espírito do Processo de Bolonha.

A Universidade do Porto tem um acordo de Duplo-Grau para o Mestrado em Astronomia com a Université Paul Sabatier-Toulouse III, França, onde existe o Master Sciences, technologie, santé mention Physique et Astrophysique. O aluno nesta via frequentará um ano escolar de mestrado em cada Universidade, obtendo no fim o grau de mestre pelas duas universidades participantes. 

 

FCTUC - Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra

Mestrado em Astrofísica e Instrumentação para o Espaço

PROPINA 2013/2014 - 1065,72 EUR | PROPINAS E EMOLUMENTOS

OBJECTIVOS E ESTRUTURA CURRICULAR:

A Astrofísica de precisão baseia-se em sofisticada instrumentação colocada em quer em Terra e quer em órbita, na capacidade de manipulação de grandes quantidades de dados de observação e na simulação e modelação computacional em larga escala. É uma área fortemente interdisciplinar em grande crescimento, para o qual concorrem equipas da mais diversa proveniência, envolvendo astronómos, físicos, engenheiros, matemáticos mas também químicos e geólogos. O Mestrado em Astrofísica e Instrumentação para o Espaço pretende formar profissionais capazes de integrar essas equipas, quer nas grandes organizações internacionais (ESA, EUSO, etc...) quer nas empresas tecnológicas com contratos no domínio espacial. A estrutura muito versátil do Mestrado, permite ao estudante escolher as unidades curriculares que mais se ajustem ao seu perfil e que melhor complementem a sua formação anterior, face às áreas de oportunidade que mais lhe interessem. Assim, pode centrar-se mais na Astrofísica e na Cosmologia Teórica, ou na Modelação Computacional e na Análise de dados, ou ser mais voltado para a Instrumentação e a Engenharia de Navegação. O Mestrado reflecte a excelência da actividade científica e técnica dos Departamentos de Física e de Matemática da FCTUC nos domínios da instrumentação e aquisição de dados, da astronomia observacional e geodesia, e da computação, simulação e análise de dados. A formação é sólida e multidisciplinar, característica apreciada por empregadores em busca de indivíduos versáteis, familiarizados com instrumentação variada e com bons conhecimentos de computação e informática.

 

IST - Instituto Superior Técnico

Universidade Técnica de Lisboa

Mestrado Integrado em Engenharia Física Tecnológica

PROPINA 2013/2014 - 1065,72 EUR

DESCRIÇÃO:

O Mestrado integrado em Engenharia Fisica Tecnologica (MEFT) está  dividido em 2 ciclos: 1º ciclo e 2º ciclo.

Astrofísica e Gravitação é uma das áreas científicas do Departamento de Física do IST.

Os alunos do 2º ciclo do MEFT realizam dissertações de mestrado sob orientação de investigadores que trabalham nesta área. Esta investigação está geralmente incluida em projectos de investigação relacionados com colaborações científicas internacionais. 

Bolsas de iniciação à  investigação e Bolsas de investigação: vários alunos do MEFT obtêm bolsas de investigação no âmbito de projectos nesta área.